Cidadania Italiana2018-04-09T15:21:25+00:00

A Cidadania Italiana parte do princípio do “jures sanguinis”, ou seja é reconhecida pelo direito de sangue que se dá pela transmissão da descendência italiana. Não há limite de gerações para este direito, apenas alguns requisitos necessários, exigidos pela legislação estabelecida em 1992 e transcrito na constituição italiana do ano de 1948.

Etapas para o reconhecimento da cidadania italiana por jus sanguinis:

O primeiro passo a ser realizado

Encontrar as certidões italianas de nascimento e, por vezes, de matrimônio do seu antepassado é fundamental para o comprovar a descendência e solicitar o reconhecimento da cidadania. Sem elas não é possível realizar o processo. Por isso oferecemos o serviço de pesquisa genealógica e busca desses documentos na Itália. Após encontrá-los, enviamos para o interessado para que possam ser anexados ao processo.

Saiba mais

Envolve a pesquisa de todas as informações da família até chegar na data de imigração para o Brasil, e a montagem do processo em sí: solicitação dos registros civis, validações dos documentos, retificações, tradução italiana e legalização através de apostila.

Em um mesmo processo podemos solicitar o reconhecimento de cidadania italiana para vários membros da mesma família, como filhos, irmãos, tios e primos. Já para o cônjuge é necessária passar por um processo de naturalização à parte.

São estas as etapas a serem realizadas:

Pesquisa, localização e solicitação de documentos

Primeiro fazemos o desenho da árvore genealógica, ligando você ao antepassado italiano através dos seus pais, avós, com as informações de família que eventualmente já possuir. Então partimos para a localização e solicitação dos registros de nascimento, casamento e óbito dos membros diretos na linha de transmissão que demonstram a sua descendência.

Análise dos documentos

A avaliação criteriosa das informações presentes nos documentos é de extrema importância, uma vez que existem regras rígidas na legislação italiana e também questões relativas à descendência por linha materna, o que pode exigir procedimentos diferenciados. Caso haja divergências de datas, nomes e sobrenomes, realizamos nos casos que demandarem os pedidos de retificações judiciais.

Traduções para o italiano

Todos os documentos redigidos em português devem obrigatoriamente passar pela tradução para o idioma italiano por um tradutor juramentado.

Apostilamento Haia

A fase final do processo no Brasil é a legalização dos documentos através do apostilamento Haia. Isso tornará os documentos válidos na Itália. Nossa equipe realiza o agendamento e representação junto aos órgãos para você não ter preocupações com esses procedimentos.

Saiba mais

O pedido de reconhecimento de cidadania italiana diretamente na Itália é para vivenciar uma experiência intercultural e recordar dos antepassados, que nos deixaram a oportunidade de possuir as duas nacionalidades.

Você poderá realizar uma viagem à Itália para este fim e também aproveitar para “turistar” na “Dolcissima Itália” usufruindo de toda sua beleza, cultura e rica gastronomia.

Inicialmente é necessário estabelecer um pedido de residência na Itália, para que você seja inscrito no Registro Anagráfico de um Comune. A confirmação de sua residência será efetuada por um policial municipal, o vigile. Após a confirmação de residência é feito o pedido de reconhecimento de cidadania a um Fiscal de Stato Civile. Ele irá apreciar sua documentação e executar todos os trâmites necessários até a finalização.

Nossa equipe lhe acompanhará em todas as etapas do processo e à todos os órgãos necessários até a confecção de todos os documentos pessoais como a Identidade Italiana e Passaporte.

Saiba mais

Fale com a gente para ter mais informações.

Entrar em contato